Gramado Todo Dia

Com restrições de público, atrações turísticas reabrem em Gramado e Canela

Mini Mundo e Bondinhos Aéreos funcionam aos finais de semana. Gramado Zoo reiniciou atividades nesta sexta-feira

Em meio à pandemia de coronavírus, as principais referências para diversão e lazer na serra gaúcha voltaram a receber visitantes. Depois do Museu de Cera, na semana passada, foi a vez do Gramado Zoo retomar as atividades, nesta sexta-feira (15) operando com metade da capacidade. O Snowland marcou a reabertura para 5 de junho, enquanto o temático Mini Mundo, em Gramado, e o Alpen Park, em Canela, irão funcionar a partir deste fim de semana, apenas sextas, sábados e domingos. 

Além da restrição de público zoológico de Gramado determinou fases para uma retomada gradual. Em um primeiro momento, não haverá atendimento a grupos, e o horário de funcionamento deve ser reduzido. O Centro de Educação Ambiental e o Parque Gaúcho seguirão fechadas, sem data para reabrir.  

A Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (APASG) diz que todos os estabelecimentos vão limitar o número de visitantes à metade para preservar o distanciamento entre as pessoas, principal forma de prevenção à covid-19, além de ampliarem a higienização dos ambientes. Segundo a presidente do órgão, Manoela da Costa, os atrativos obedecem a rígidos protocolos que foram baseados pela APASG em associações nacionais e internacionais.

— Em alguns locais são mais de 50 itens aplicados. Existem as regras gerais e as peculiaridades de cada um. Por isso, estamos cuidando muito. Estamos felizes por recomeçar e, principalmente, em saber que a maioria fez um esforço para não demitir seus colaboradores — diz.

Todos os locais fecharam entre 17 e 21 de março por causa da pandemia de coronavírus. Na retomada sob novas regras, atrativos que costumam proporcionar interação entre visitantes não funcionarão. As máscaras são itens obrigatórios não apenas para acessar os estabelecimentos como para caminhar nas ruas tanto de Gramado quanto de Canela.

Os protocolos de segurança são medidas estipuladas pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT); Associação das Empresas de Parque de Diversões do Brasil (Adibra) e The Global Association for the Atractions Industry (IAAPA).

A pandemia de coronavírus já impactou no turismo da Serra. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Hoteleiro e Similares de Gramado, somente no mês de abril foram demitidas 792 pessoas, e mais de 1,2 mil contratos foram suspensos.  Um dos mais icônicos hotéis da Serra Gaúcha, o Laje de Pedra, em Canela, anunciou o fim das operações no começo de maio, após 42 anos de funcionamento. 

Como está o funcionamento de algumas atrações

Gramado
Aldeia do Papai Noel – a partir de 5/6
Mini Mundo – aberto todas as sextas, sábados e domingos
Mundo do Chocolate – a partir de 1º/6
Museu do Automóvel – aberto
Museu de Cera Dreamland  – aberto
Snowland – a partir de 5/6
Super Carros – aberto

Canela
Alpen Park –  aberto todas as sextas, sábados e domingos
Mundo a Vapor – a partir de 5/6
Parque da Serra Bondinhos Aéreos –  aberto todas as sextas, sábados e domingos
Parque Estadual do Caracol – aberto com exceção da Escadaria que leva à Cascata do Caracol (sem previsão de liberação, mas por conta de um projeto de reconstrução)
Vale dos Dinossauros – aberto