Final de semana de frio, aquece o turismo na Serra Gaúcha

Final de semana de frio, aquece o turismo na Serra Gaúcha

 Cidades como Gramado e Cambará do Sul registraram aumento no movimento tanto na rede hoteleira quanto em restaurantes e comércio 

Nem mesmo o tempo instável, com céu encoberto e previsão de chuva que se confirmou para este Feriado de Independência, impactou no movimento nos hotéis da região das Hortênsias, dos Campos de Cima da Serra e da Uva e do Vinho. Cidades como GramadoCanelaNova PetrópolisSão Francisco de PaulaCambará do SulFlores da CunhaBento Gonçalves registraram aumento na procura da rede hoteleira. 

O clima colabora para a retomada do crescimento turístico na região. os turistas querem uma fuga da rotina e até da pandemia, e a cidade pode oferecer cultura típica, gastronomia, fogo na lareira, um bom vinho, pipoca e diversas opções de lazer. O setor está saindo da zona de conforto e o turista aprova esse movimento. 

O presidente do sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur Serra Gaúcha), tem a mesma percepção: a chuva não afastou os visitantes. De acordo com Mauro Salles, os municípios de Gramado, Canela e Nova Petrópolis tiveram ocupação máxima, respeitando a média do que é permitido com a pandemia.

– Mesmo com chuva as pessoas quiseram sair de casa, e estão dispostos a viajar. Em outras épocas teriam cancelamentos, mas dessa vez foi contrário e teve movimento. A maiorias dos hotéis conseguiu atingir ocupação de 50% que é o estipulado pelos decretos e também percebemos que a rede hoteleira está unida, e um ajuda o outro. Se não há como receber os hóspedes porque já está no limite das vagas de leitos indicam outros e assim todo o setor comemora bons resultados. 

Salles ressalta que em Gramado e Canela o movimento é perceptível:

– O feriado movimentou não apenas a rede hoteleira, mas também a gastronomia, o comércio e os serviços.  As duas cidades estão bem movimentadas, a chuva atrapalha um pouco os passeios ao ar livre, nos parques, mas a ocupação é significativa para o setor _ afirma. 

O mesmo ocorreu em São Francisco de Paula: hotéis e restaurantes registraram aumento no fluxo de pessoas. O secretário do Turismo, Cultura e Desporto, Rafael Castelli Costa, ressalta que o feriado aqueceu o setor:

–  Tanto os hotéis, quando o setor gastronômico e o comércio tiveram movimento positivo. Ainda não temos um levantamento, mas com base nas informações dos hotéis e das pousadas e também do movimento na cidade em determinados locais percebemos que há turistas na cidade. 

O secretário acredita que a rede hoteleira tenha chegado a ocupação máxima permitida:

– Dentro dos percentuais e do protocolo do que podemos atender o setor hoteleiro está com a ocupação máxima permitida ocupada. Não há fluxo de pessoas nas ruas em função do tempo, mas a cidade está com um movimento bacana e positivo para o setor. 

Em Bento Gonçalves vinícolas também atraíram turistas 

Em Bento Gonçalves, o movimento também aumentou durante o feriado, especialmente nas vinícolas.

– Os feriados ajudam a movimentar o setor, e para a Serra, especificamente, Bento Gonçalves e Flores da Cunha, o clima ajuda a atrair turistas porque tem as vinícolas _ afirma o presidente do Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh), Vicente Homero Perini Filho. 

Ele ressalta que este último final de semana foi positivo para o setor: 

–  Vários hotéis estão com lotação máxima permitida, dentro dos limites previstos de acordo com as bandeiras. As diárias de duas noites, sábado para domingo e domingo para segunda-feira aumentaram consideravelmente em função do feriado. Tivemos 100% da ocupação na região, considerando a capacidade de cada hotel ou pousada, sendo que alguns podem reservar 50% dos leitos e outros 70%. 

Ele finaliza:

 – Espero que o governo estadual reveja as bandeiras para poder aumentar ocupação dos hotéis, o que vai aquecer o setor. 

Veja também

Serra Park abre as portas para o Festuris Gramado

Serra Park abre as portas para o Festuris Gramado

35° Natal Luz impulsiona a retomada do turismo no RS

35° Natal Luz impulsiona a retomada do turismo no RS

Decoração do 35° Natal Luz de Gramado estará pronta até dia 22 de outubro

Decoração do 35° Natal Luz de Gramado estará pronta até dia 22 de outubro

Feriadão deixa hotéis da Região das Hortênsias lotados dentro da capacidade permitida

Feriadão deixa hotéis da Região das Hortênsias lotados dentro da capacidade permitida

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *