Gramado Todo Dia

GRAMADO: 10 CURIOSIDADES SOBRE A “EUROPA BRASILEIRA”

Chalés alpinos, muito chocolate, clima perfeito em qualquer época do ano, gastronomia maravilhosa. Localizada no Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, a simpática cidade de Gramado já conquistou o coração de muitos turistas ao longo dos anos… e não é pra menos. Afinal, quem vai para a cidade nunca fica sem nada pra fazer. Mas o que será que a maioria das pessoas não conhece sobre lá? Reunimos algumas curiosidades incríveis que você vai amar descobrir.

Da origem do nome a colonização da cidade. Conheça fatos inusitados sobre a região, localizada na Serra Gaúcha

1. Nome da cidade

Não se sabe ao certo como o nome da cidade surgiu, mas a história mais famosa se dá graças aos tropeiros da Serra Gaúcha. Durante anos, passavam pela cidade que tinha um enorme campo de mata verde e lá paravam para descansar. Por causa da sua vista de um incrível gramado, a cidade acabou ganhando esse nome inusitado.

2. Colonização tripla

 Ao longo da sua história, a cidade de Gramado foi colonizada por três povos diferentes: os alemães, italianos e portugueses. Toda essa mistura resultou em uma diversidade de culturas, tradições, gastronomia e características bem únicas da cidade, que é conhecida por ser bem hospitaleira e receptiva.

3. Trânsito diferenciado

Você sabia que é bem difícil encontrar semáforos pelas ruas de Gramado? Pois é! E ao contrário do que muitos podem pensar, os motoristas respeitam perfeitamente as leis de trânsito e param nas faixas de pedestres. Ah, e a melhor parte é que não existe trânsito por lá, já que é tudo bem organizado e tranquilo.

4. A história por trás do Lago Negro

Considerado um dos mais lindos cartões postais da cidade, o Lago Negro nem sempre foi tão bonito. Em 1942, a região do Vale do Bom Retiro sofreu um grande incêndio, que durou cerca de oito dias e afetou bastante a mata e vegetação do local. Anos depois, Leopoldo Rosenfeldt, responsável pela administração da região, teve a ideia de abrir uma fenda no vale para criar um lago artificial. E para deixar a paisagem ainda mais parecida com os lagos europeus, plantou no local mudas da Floresta Negra, da Alemanha, dando origem ao Lago Negro que conhecemos hoje.

 

 

5. Rua Coberta

 Localizada bem no centro da cidade, a Rua Coberta permite apenas a circulação de pedestres. Nesse espaço fechado com um teto de acrílico, estão reunidos muitos restaurantes, cafeterias e lojas incríveis, além de receber centenas de apresentações e eventos culturais ao longo do ano.


6. Festival de Cinema de Gramado

 Criado em 1973, o Festival do Cinema Brasileiro e Latino de Gramado é considerado um dos eventos mais tradicionais de cinema no Brasil. Realizado durante todo o mês de agosto no Palácio dos Festivais, o evento conta com um tapete vermelho na Rua Coberta durante sua cerimônia de abertura, onde os artistas e diretores marcam presença. O evento é aberto ao público e possui opções para todas as pessoas, que podem assistir a curtas e longas metragens nacionais e internacionais.


7. Natal Luz

 Em Gramado, o clima natalino dura ainda mais tempo. De outubro a janeiro, todas as lojinhas, casas, ruas e árvores ganham uma decoração especial e muito iluminada. Além de deixar a cidade linda, o Natal Luz conta com uma programação completa para a família toda, cheia de eventos, desfiles, musicais e apresentações de teatro espalhadas pela cidade.

8. Igreja do Elvis

Se você curte assistir filmes americanos, com certeza já se imaginou casando em uma capela de Las Vegas, não é mesmo? A boa notícia é que os casais brasileiros podem viver essa experiência ainda mais pertinho! O espaço Casamento dos Sonhos, de Gramado, realiza matrimônios temáticos para cada casal. E o mais divertido é que uma das capelas é uma cópia bem fiel à famosa capela dos Elvis Presley, em Vegas.


9. Chocolate

 A mais nova dona do título de Capital Nacional do Chocolate Artesanal é a cidade de Gramado. Com 19 fábricas diferentes, por lá são elaborados os chocolates dos mais diversos tipos, qualidades e preços – por isso, com certeza algum vai te agradar. Os chocolates são vendidos em milhares de lojas pela cidade, e a maioria também oferece uma visitação gratuita às fábricas para que o visitante possa conferir, ao vivo, sua produção.


10. Rua torta

Impossível ir para Gramado e não dar uma passada na famosa Rua Torta para tirar umas fotos! Bem semelhante à Lombard Street, em São Francisco, na Califórnia, a Rua Emílio Sorgetz fica no bairro Planalto na cidade, pertinho do centro, e é bem diferente das outras ruas por ter uma ladeira cheia de curvas – e com lindos jardins, diga-se de passagem!