Curtas-metragens de Santa Cruz são selecionados no Festival de Gramado

Curtas-metragens de Santa Cruz são selecionados no Festival de Gramado

Que Santa Cruz do Sul é um celeiro de talentos do audiovisual já não é mais novidade, e a comunidade tem ainda mais motivos para comemorar depois que dois curtas-metragens produzidos na cidade foram selecionados para o Festival de Cinema de Gramado. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na terça-feira. Os filmes Nilson, Filho do Campeão, de Diego Tafarel; e Cacicus, de Bruno Cabral Gassen e Gabriela Dullius, integram a programação da 49ª edição do evento.

Inspirado pelo cotidiano e por uma história real, Nilson, Filho do Campeão, foi gravado no fim de 2019 e concluído neste ano pela Produtora Audiovisual Pé de Coelho Filmes. O curta reflete sobre a precarização dos trabalhos e dos afetos na sociedade atual, com um tom leve. A produção teve gravações em Rio Pardo e Santa Cruz do Sul ao longo de cinco dias, com equipe majoritariamente local. Para a finalização sonora da obra, a produtora santa-cruzense contou com o trabalho associado da empresa Onomato Conteúdo.

Para o diretor do filme, Diego Tafarel, que também dirigiu os curtas Pobre, Preto, Puto (2016), Através de Ti (2017) e A Sombra Interior (2018), ele aborda afetos e trabalhos através de um olhar com muita sensibilidade e humanidade. Em Nilson, Filho do Campeão, o diretor compartilhou o roteiro com Zé Corrêa e Rudinei Kopp.

“Gramado é um grande festival, e ver ele resistindo, mesmo num ano tão complicado, é muito importante para a cultura nacional. Fazer parte desse evento é algo que sempre nos enche de alegria. É o cinema de Santa Cruz do Sul que ganha com tudo isso”, avalia Tafarel. Além da seleção pelo Festival de Gramado, o filme está na Mostra Competitiva de Curtas Latino-Americanos na sexta edição do Cine Jardim, em Pernambuco, e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de Ficção e Documentário Estadual na oitava edição do Festival Cineserra.

O curta Cacicus, de Bruno Cabral Gassen e Gabriela Dullius, foi produzido para a Disciplina de Roteiro, Produção e Direção de Curta-Metragem do curso de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A primeira exibição pública da obra ocorrerá no Festival de Gramado, mas o filme também foi selecionado para a Mostra Competitiva Internacional do Festival Curta o Gênero, do Ceará.

Gravado no fim de 2019 em Santa Cruz, o projeto acabou sendo finalizado apenas em maio deste ano, por causa da pandemia. Além de contar com a ajuda da universidade e da produtora Pé de Coelho Filmes, os realizadores realizaram uma rifa para custear a produção. “A gente fez a rifa e fomos vendendo na rua, com amigos e familiares, para juntar recursos”, relata Bruno. O valor arrecadado foi utilizado no transporte dos atores e em alimentação e deslocamento da equipe.

Gabriela enfatiza que também houve o investimento no curta de cada um que participou. “Foi muita gente que se dispôs a nos ajudar a fazer esse projeto acontecer. Contamos com a boa vontade de muitas pessoas.” A diretora ainda agradeceu pela ajuda das empresas Cithos Hotel e Armazém da Limpeza, que foram locações do filme, e da Penteadeira da Beh, que forneceu maquiagens.

Para o casal, que estreia na direção, a participação em Gramado vai fazer o curta rodar e entrar em outros eventos após receber o selo de aprovação de um festival tão relevante. “Eu sempre quis fazer cinema, e Gramado sempre foi um sonho. Então, é a realização de um sonho, e toda a equipe está muito feliz”, frisa Gabriela. Para ela, a conquista é ainda mais importante no momento difícil que o cinema vive por causa da pandemia e do desmonte realizado na Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece entre 13 e 21 de agosto de 2021. Neste ano, o maior evento de cinema do Brasil, e o único a acontecer sem parar desde 1973, segue sendo exibido pela internet, TV por assinatura e TVE-RS. A edição atual contou com 893 filmes inscritos para participar das mostras competitivas e 52 selecionados: quatro longas-metragens estrangeiros, sete longas-metragens brasileiros, três longas-metragens gaúchos, 14 curtas-metragens brasileiros e 24 curtas-metragens gaúchos.

Fonte: Gaz

Veja também

Palmeiras participará da Copa Gramado Laghetto 2021

Palmeiras participará da Copa Gramado Laghetto 2021

Villa Itália foi o cenário de apresentação da 30ª Festa da Colônia de Gramado

Villa Itália foi o cenário de apresentação da 30ª Festa da Colônia de Gramado

Com narrativa de Cid Moreira, Natalis – A Criação estreia dia 31 de outubro no 36º Natal Luz

Com narrativa de Cid Moreira, Natalis – A Criação estreia dia 31 de outubro no 36º Natal Luz

17º Exposição Nacional de Cattleya intermedia de Gramado acontece de 15 a 19 de setembro

17º Exposição Nacional de Cattleya intermedia de Gramado acontece de 15 a 19 de setembro

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *