Curtas-metragens de Santa Cruz são selecionados no Festival de Gramado

Curtas-metragens de Santa Cruz são selecionados no Festival de Gramado

Que Santa Cruz do Sul é um celeiro de talentos do audiovisual já não é mais novidade, e a comunidade tem ainda mais motivos para comemorar depois que dois curtas-metragens produzidos na cidade foram selecionados para o Festival de Cinema de Gramado. O anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa na terça-feira. Os filmes Nilson, Filho do Campeão, de Diego Tafarel; e Cacicus, de Bruno Cabral Gassen e Gabriela Dullius, integram a programação da 49ª edição do evento.

Inspirado pelo cotidiano e por uma história real, Nilson, Filho do Campeão, foi gravado no fim de 2019 e concluído neste ano pela Produtora Audiovisual Pé de Coelho Filmes. O curta reflete sobre a precarização dos trabalhos e dos afetos na sociedade atual, com um tom leve. A produção teve gravações em Rio Pardo e Santa Cruz do Sul ao longo de cinco dias, com equipe majoritariamente local. Para a finalização sonora da obra, a produtora santa-cruzense contou com o trabalho associado da empresa Onomato Conteúdo.

Para o diretor do filme, Diego Tafarel, que também dirigiu os curtas Pobre, Preto, Puto (2016), Através de Ti (2017) e A Sombra Interior (2018), ele aborda afetos e trabalhos através de um olhar com muita sensibilidade e humanidade. Em Nilson, Filho do Campeão, o diretor compartilhou o roteiro com Zé Corrêa e Rudinei Kopp.

“Gramado é um grande festival, e ver ele resistindo, mesmo num ano tão complicado, é muito importante para a cultura nacional. Fazer parte desse evento é algo que sempre nos enche de alegria. É o cinema de Santa Cruz do Sul que ganha com tudo isso”, avalia Tafarel. Além da seleção pelo Festival de Gramado, o filme está na Mostra Competitiva de Curtas Latino-Americanos na sexta edição do Cine Jardim, em Pernambuco, e recebeu o prêmio de Melhor Roteiro de Ficção e Documentário Estadual na oitava edição do Festival Cineserra.

O curta Cacicus, de Bruno Cabral Gassen e Gabriela Dullius, foi produzido para a Disciplina de Roteiro, Produção e Direção de Curta-Metragem do curso de Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A primeira exibição pública da obra ocorrerá no Festival de Gramado, mas o filme também foi selecionado para a Mostra Competitiva Internacional do Festival Curta o Gênero, do Ceará.

Gravado no fim de 2019 em Santa Cruz, o projeto acabou sendo finalizado apenas em maio deste ano, por causa da pandemia. Além de contar com a ajuda da universidade e da produtora Pé de Coelho Filmes, os realizadores realizaram uma rifa para custear a produção. “A gente fez a rifa e fomos vendendo na rua, com amigos e familiares, para juntar recursos”, relata Bruno. O valor arrecadado foi utilizado no transporte dos atores e em alimentação e deslocamento da equipe.

Gabriela enfatiza que também houve o investimento no curta de cada um que participou. “Foi muita gente que se dispôs a nos ajudar a fazer esse projeto acontecer. Contamos com a boa vontade de muitas pessoas.” A diretora ainda agradeceu pela ajuda das empresas Cithos Hotel e Armazém da Limpeza, que foram locações do filme, e da Penteadeira da Beh, que forneceu maquiagens.

Para o casal, que estreia na direção, a participação em Gramado vai fazer o curta rodar e entrar em outros eventos após receber o selo de aprovação de um festival tão relevante. “Eu sempre quis fazer cinema, e Gramado sempre foi um sonho. Então, é a realização de um sonho, e toda a equipe está muito feliz”, frisa Gabriela. Para ela, a conquista é ainda mais importante no momento difícil que o cinema vive por causa da pandemia e do desmonte realizado na Agência Nacional do Cinema (Ancine).

A 49ª edição do Festival de Cinema de Gramado acontece entre 13 e 21 de agosto de 2021. Neste ano, o maior evento de cinema do Brasil, e o único a acontecer sem parar desde 1973, segue sendo exibido pela internet, TV por assinatura e TVE-RS. A edição atual contou com 893 filmes inscritos para participar das mostras competitivas e 52 selecionados: quatro longas-metragens estrangeiros, sete longas-metragens brasileiros, três longas-metragens gaúchos, 14 curtas-metragens brasileiros e 24 curtas-metragens gaúchos.

Fonte: Gaz

Veja também

Semana com previsão de frio histórico

Semana com previsão de frio histórico

Com início em 6 de agosto, Festival Sabores da Colônia reunirá 23 expositores na Rua Coberta de Nova Petrópolis

Com início em 6 de agosto, Festival Sabores da Colônia reunirá 23 expositores na Rua Coberta de Nova Petrópolis

O Reino do Natal será uma nova atração do 36º Natal Luz de Gramado

O Reino do Natal será uma nova atração do 36º Natal Luz de Gramado

Governo do RS lança Prêmio Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado

Governo do RS lança Prêmio Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *