TAPUME SUSTENTÁVEL CHAMA A ATENÇÃO NO CENTRO DE GRAMADO

TAPUME SUSTENTÁVEL CHAMA A ATENÇÃO NO CENTRO DE GRAMADO

A Construtora PRG de Gramado pensou “fora da caixa” em seu mais novo empreendimento. Localizado no Centro de Gramado, na Rua São Pedro, a obra que leva o nome de “Astro” é inspirada nos astros do Festival de Cinema de Gramado e terá uma arquitetura diferenciada com rooftop, salão de festas e um novo conceito de residência suspensa. Serão 13 apartamentos e cinco lojas com ampla área externa. A previsão de conclusão é de 36 meses com entrega para 2024.

A obra já inicia chamando a atenção de todos que passam pelo local por um tapume totalmente diferente e conceitual com foco na sustentabilidade. E a ideia é esta mesmo: trazer algo inovador e que instigue a curiosidade e atenção das pessoas durante todo o período da obra.

Acabou se tornando um outdoor permanente, que serve de vitrine para Construtora PRG e um case de projeto sustentável . O tapume conta com uma parede verde com espelho d’água inspirado no termo Arquitetura Biofílica, onde do grego, Bio significa natureza, vida e Philia amor.

A natureza aplicada na paisagem de espaços construídos ou mesmo em ambientes públicos, gerando uma sensação de acolhimento no usuário por meio da percepção olfativa, tátea, sonora e visual cria uma relação de pertencimento com o lugar”, explica Camila Neves Wilhelms, responsável pela arquitetura dos empreendimentos PRG e pelo projeto do tapume sustentável.

A compreensão científica do impacto positivo que espaços verdes trazem para a saúde mental, implica tanto em projetos comerciais, de escritórios, como para os meios urbanos. As vantagens de inserir a biofilia nos projetos arquitetônicos são inúmeras. Ajuda a reduzir o estresse, aumenta o bem-estar e estimula a criatividade. Um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que, em média, os compradores americanos valorizavam mais os bens, quando vendidos em ambientes mais biofílicos, pois esses ambientes acabam incentivando a permanência dos clientes, e consequentemente um maior consumo.

O investimento em toda a estrutura do tapume foi de aproximadamente 80 mil reais (apenas o tapume composto pela parede verde e estrutura como acabamentos e iluminação).

O jardim vertical será todo reaproveitado para o paisagismo do empreendimento, quando finalizado. O sistema construtivo é formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural, em uma base de steel frame.

A vedação de toda a estrutura é feita por painéis, ou placas. Também é sustentável pois grande parte da matéria-prima utilizada é reciclada. O tapume utiliza pouca ou quase nenhuma quantidade de água pois o sistema tem baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais.

O revestimento do tapume, onde parece madeira, é um revestimento cimentício que imita madeira. Um material ecologicamente correto, que além de ser material sustentável, é mais resistente e não exige manutenção. É a tecnologia nos permitindo uma construção sustentável”, explica Camila.

Fonte: Acontece Gramado

Veja também

Palmeiras participará da Copa Gramado Laghetto 2021

Palmeiras participará da Copa Gramado Laghetto 2021

Villa Itália foi o cenário de apresentação da 30ª Festa da Colônia de Gramado

Villa Itália foi o cenário de apresentação da 30ª Festa da Colônia de Gramado

Com narrativa de Cid Moreira, Natalis – A Criação estreia dia 31 de outubro no 36º Natal Luz

Com narrativa de Cid Moreira, Natalis – A Criação estreia dia 31 de outubro no 36º Natal Luz

17º Exposição Nacional de Cattleya intermedia de Gramado acontece de 15 a 19 de setembro

17º Exposição Nacional de Cattleya intermedia de Gramado acontece de 15 a 19 de setembro

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *