TAPUME SUSTENTÁVEL CHAMA A ATENÇÃO NO CENTRO DE GRAMADO

TAPUME SUSTENTÁVEL CHAMA A ATENÇÃO NO CENTRO DE GRAMADO

A Construtora PRG de Gramado pensou “fora da caixa” em seu mais novo empreendimento. Localizado no Centro de Gramado, na Rua São Pedro, a obra que leva o nome de “Astro” é inspirada nos astros do Festival de Cinema de Gramado e terá uma arquitetura diferenciada com rooftop, salão de festas e um novo conceito de residência suspensa. Serão 13 apartamentos e cinco lojas com ampla área externa. A previsão de conclusão é de 36 meses com entrega para 2024.

A obra já inicia chamando a atenção de todos que passam pelo local por um tapume totalmente diferente e conceitual com foco na sustentabilidade. E a ideia é esta mesmo: trazer algo inovador e que instigue a curiosidade e atenção das pessoas durante todo o período da obra.

Acabou se tornando um outdoor permanente, que serve de vitrine para Construtora PRG e um case de projeto sustentável . O tapume conta com uma parede verde com espelho d’água inspirado no termo Arquitetura Biofílica, onde do grego, Bio significa natureza, vida e Philia amor.

A natureza aplicada na paisagem de espaços construídos ou mesmo em ambientes públicos, gerando uma sensação de acolhimento no usuário por meio da percepção olfativa, tátea, sonora e visual cria uma relação de pertencimento com o lugar”, explica Camila Neves Wilhelms, responsável pela arquitetura dos empreendimentos PRG e pelo projeto do tapume sustentável.

A compreensão científica do impacto positivo que espaços verdes trazem para a saúde mental, implica tanto em projetos comerciais, de escritórios, como para os meios urbanos. As vantagens de inserir a biofilia nos projetos arquitetônicos são inúmeras. Ajuda a reduzir o estresse, aumenta o bem-estar e estimula a criatividade. Um estudo realizado nos Estados Unidos descobriu que, em média, os compradores americanos valorizavam mais os bens, quando vendidos em ambientes mais biofílicos, pois esses ambientes acabam incentivando a permanência dos clientes, e consequentemente um maior consumo.

O investimento em toda a estrutura do tapume foi de aproximadamente 80 mil reais (apenas o tapume composto pela parede verde e estrutura como acabamentos e iluminação).

O jardim vertical será todo reaproveitado para o paisagismo do empreendimento, quando finalizado. O sistema construtivo é formado por peças de aço galvanizado que juntas formam o principal elemento estrutural, em uma base de steel frame.

A vedação de toda a estrutura é feita por painéis, ou placas. Também é sustentável pois grande parte da matéria-prima utilizada é reciclada. O tapume utiliza pouca ou quase nenhuma quantidade de água pois o sistema tem baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais.

O revestimento do tapume, onde parece madeira, é um revestimento cimentício que imita madeira. Um material ecologicamente correto, que além de ser material sustentável, é mais resistente e não exige manutenção. É a tecnologia nos permitindo uma construção sustentável”, explica Camila.

Fonte: Acontece Gramado

Veja também

Semana com previsão de frio histórico

Semana com previsão de frio histórico

Com início em 6 de agosto, Festival Sabores da Colônia reunirá 23 expositores na Rua Coberta de Nova Petrópolis

Com início em 6 de agosto, Festival Sabores da Colônia reunirá 23 expositores na Rua Coberta de Nova Petrópolis

O Reino do Natal será uma nova atração do 36º Natal Luz de Gramado

O Reino do Natal será uma nova atração do 36º Natal Luz de Gramado

Governo do RS lança Prêmio Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado

Governo do RS lança Prêmio Leonardo Machado no Festival de Cinema de Gramado

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *