VII Gramado in Concert inicia com público presencial e online

VII Gramado in Concert inicia com público presencial e online

A sétima edição do Gramado in Concert – Festival Internacional de Música iniciou na noite fria do último sábado, dia 3 de julho, fazendo com que todos os possíveis locais presenciais fossem ocupados no auditório do Centro de Eventos ExpoGramado. Em função da pandemia, 160 lugares estavam disponíveis, respeitando assim o distanciamento social. Também através da internet, onde pela primeira vez as apresentações serão transmitidas ao vivo através do canal oficial do evento no YouTube, foram mais de 1.700 espectadores online.

O Gramado in Concert é um evento relativamente novo, mas inovou sendo o primeiro deste segmento a retomar as apresentações presenciais. A saudade dos palcos era visível no olhar de cada um dos integrantes da Orquestra Sinfônica de Gramado, regida pelo Maestro Linus Lerner, um dos diretores artísticos do evento. Linus apresentou um repertório variado de obras sinfônicas com destaque para a vencedora do Concurso Jovens Solistas, premiação que integrou a sexta edição do evento, premiando a carioca Paolla Soneghetti, além de, também, a participação da pianista da edição, Olinda Allessandrini.

Nas apresentações que ocorrem de forma protocolada, Allan John Lino, ao representar os diretores do evento, disse: “parabéns ao envolvidos por terem potencializado um evento inédito no Brasil neste formato híbrido. A realização deste evento demandou muita coragem, força de vontade, muito querer fazer música, muito querer fazer arte neste país onde a pauta da cultura é sempre a última, mas aqui em Gramado não, aqui esta é nossa pauta principal”, destacou.

Já a Presidente da GramadoTur e Secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, menciona com alegria que o Gramado in Concert foi o último evento a ser realizado em fevereiro de 2020, antes do início da pandemia e, agora, é o primeiro evento do segmento que volta a acontecer de forma presencial. “Não é o mesmo público de sempre, mas temos certeza de que é um belíssimo início, é uma retomada, é uma esperança. Nosso agradecimento especial a estes músicos que, infelizmente, não tem podido encantar as plateias mas que, nesta noite, pra todo o mundo, através do nosso canal no YouTube, nos presentearão com um lindo repertório, preparado pelo nosso maestro Linus Lerner”, pondera Rosa.

Por fim, o Prefeito de Gramado, Nestor Tissot, recorda a realização do sonho de criar a Orquestra Sinfônica de Gramado há 10 anos atrás. “Lançamos uma sementinha, uma ideia que parecia absurda na época, mas hoje o legado se fortalece nesta sétima edição do evento. Vejo e percebo a alegria de cada um dos integrantes da orquestra por poderem retomar suas apresentações e, dessa forma, encantar todos nós com a sua música”, finaliza.

Encerrando a primeira noite do VII Gramado in Concert, o Maestro Linus Lerner convidou a pianista gaúcha Olinda Allessandrini para juntos homenagearem o compositor e maestro alemão Alfred Hülsberg (1927-2001), com a Rapsódia Nazaretheana para piano e orquestra. Alfred fez sua morada no Brasil, aqui no Rio Grande do Sul, regendo a OSPA por 40 anos. “Escolhemos essa peça em função do seu significado tão interessante, um compositor alemão fazendo música brasileira com uma maestria sem igual. Ele também foi o primeiro a arranjar música gaúcha para orquestras sinfônicas. Ouviremos aqui junto ao solado de Olinda Allessandrini, uma pessoa fantástica e excelente pianista, tendo também o mérito de me transformar no maestro que sou hoje”, pondera Linus. A animação do público nesta peça final foi belíssima, todos acompanharam com palmas o ritmo da música, ideia iniciada pela viúva do compositor e maestro homenageado na última peça, Marlene Pastro.

A programação do evento continua até o próximo sábado, 10 de julho. Cabe enfatizar a concepção pedagógica do Gramado in Concert e a realização de suas oficinas, a cargo de 14 professores brasileiros, para cerca de 140 alunos nacionais.

Fonte: Blog do Gerson

Veja também

Com narrativa de Cid Moreira, Natalis – A Criação estreia dia 31 de outubro no 36º Natal Luz

Com narrativa de Cid Moreira, Natalis – A Criação estreia dia 31 de outubro no 36º Natal Luz

Hard Rock Cafe Gramado terá Tributo a Tim Maia neste mês

Hard Rock Cafe Gramado terá Tributo a Tim Maia neste mês

34º Sonho de Natal de Canela terá mais de 370 espetáculos gratuitos a partir de outubro

34º Sonho de Natal de Canela terá mais de 370 espetáculos gratuitos a partir de outubro

Estação Campos de Canella cria evento especial para celebrar o mês farroupilha

Estação Campos de Canella cria evento especial para celebrar o mês farroupilha

No Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *